publicado dia 23/11/2016

Curso sobre educação em medidas socioeducativas tem inscrições abertas

De 04/03/2017 até 24/06/2017

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

23/11/2016|

Por

Como pensar a educação nos presídios e nas unidades socioeducativas? Como ajudar na formação dos alunos e professores de Pedagogia que atuam em penitenciárias e na Fundação Casa, em São Paulo? Ao preparar um adolescente que cumpre medidas socioeducativas ou um adulto na prisão, que também prestará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo, quais são os cuidados a serem elaborados para o planejamento da aula?

“Queremos fazer esse primeiro teste a fim de estimular outras universidades a seguir o modelo e investir na formação dos educadores”, diz Roberto da Silva. (Crédito: Carolina Pezzoni).

Pioneiro no país, curso da USP quer estimular outras universidades a seguir o modelo e investir na formação dos educadores. (Crédito: Carolina Pezzoni).

Roberto da Silva: de ex-interno à professor doutor da USP. (Crédito: Divulgação).

Roberto da Silva:  de ex-interno à professor doutor da USP. (Crédito: Divulgação).

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), doutor em pedagogia e livre docente em pedagogia social, Silva enfrentou na pele os dois lados da educação em prisões.

Cumpriu medidas socioeducativas na antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (antiga Febem), de São Paulo, e foi ex-detento do sistema penitenciário. Em breve, a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil vai retratar sua história.

A despeito de ser uma exigência legal, a lacuna formativa ainda é grande.

“Surgem demandas dentro da universidade que não podemos deixar de considerarUma delas é a formação adequada para esses profissionais [que atuam em prisões e na Fundação Casa], exigida por lei. Contudo, há falta de formação específica, muitos professores assumem sem preparação alguma”, comenta Roberto da Silva, presidente da Associação Brasileira de Pedagogia Social (Abrap-Social) e criador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade (GEPÊPrivação).

Referência nacional na pesquisa de educação nas prisões, Silva é o organizador do curso de aperfeiçoamento “Educação na execução penal e em medidas socioeducativas”, a ser realizado entre março e julho de 2017 na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo.

Dinâmica das aulas

As inscrições estão abertas e os interessados já podem acessar o formulário do curso, que terá 180 horas, sendo 120 horas presenciais ministradas aos sábados, das 8h às 12h.

Importante ressaltar que esta primeira turma turma será formada apenas por professores que fazem parte da Diretoria de Ensino da Região Centro-Oeste de São Paulo

“Queremos fazer esse primeiro teste a fim de estimular outras universidades a seguir o modelo e investir na formação desses educadores”, afirma Silva. Na região Centro-Oeste, há 14 unidades da Fundação Casa e sete prisões, somando 8 mil internos.“A universidade deve enfrentar o desafio de atuar no seu território de abrangência. Se todas fizessem sua parte, teríamos um resultado bastante positivo”, ressalta o educador.

O quê

“Educação na execução penal e em medidas socioeducativas”

Quando

De 04/03/2017 até 24/06/2017

Onde

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mais informações

Mais informações pelo Facebook da Diretoria de Ensino Região Centro Oeste ou pelo e-mail [email protected]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.