Estatísticas

O trabalho infantil é um dos mais graves problemas do país e também é um problema a ser enfrentado em várias partes do mundo.

Trabalho infantil no mundo

Acesse já o Mapa do Trabalho Infantil, página interativa exclusiva com gráficos e diversas opções de busca sobre a situação do trabalho infantil nos Estados do Brasil.


Cenário nacional

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) sobre Trabalho de Crianças e Adolescentes, em 2022,  houve um aumento no caso de trabalho infantil no país. No ano referido, havia 1,881 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,9% da população com a mesma idade.

A maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária entre 16 e 17 anos, representando 52,5% do total. Já a faixa de 5 a 13 anos representa 23,9% das crianças exploradas pelo trabalho infantil, seguida de 23,6% entre os adolescentes de 14 e 15 anos.

O número de crianças e adolescentes negros em situação de trabalho é maior do que o de não negros. Os pretos ou pardos representam 66,3% das vítimas do trabalho infantil no país. Na perspectiva de gênero, os meninos também são maioria (65,1%), enquanto as meninas representam 34,9% do total.

Abaixo, publicamos os números da violação no Brasil:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.