publicado dia 14/11/2019

Fórum Paulista debate ‘Educação Antirracista e o Trabalho Infantil’ no próximo dia 25

25/11/2019

No dia 25 de novembro, o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPPETI) tem como tema “Educação Antirracista e o Trabalho Infantil”. O evento ocorre no Auditório do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), a partir das 14h.

Estarão presente representantes da sociedade civil, de órgãos governamentais e de instituições não governamentais. Após a apresentação de especialistas, todos serão convidados a debater o tema.

Farão parte da mesa Daniel Teixeira, advogado e Diretor de Projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), a educadora Rosana de Oliveira Nascimento, Cibele Araújo Racy Maria, ex-diretora da Emei Nelson Mandela e Marina Basques – Coordenadora pedagógica da Emei Nelson Mandela.

Elisiane Santos, procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP), também estará presente. Elisiane vem desenvolvendo no Fórum e em outros espaços uma forte atuação no tema racismo e trabalho infantil.

Reportagem especial

Em maio deste ano, publicamos a reportagem Trabalho infantil negro é maior por herança da escravidão. Segundo a reportagem de Guilherme Dias, os dados de trabalho infantil no Brasil mostram que as crianças negras representam 62,7% da mão de obra precoce no país.

Quando se trata de trabalho infantil doméstico, esse índice aumenta para 73,5%, sendo mais de 94% meninas. Esses números só começaram a ser apresentados nas últimas pesquisas, mas podem ser explicados por um olhar histórico, segundo especialistas que trabalham com o tema.

Segundo depoimento de Elisiane Santos na reportagem, a questão é permeada por um racismo estrutural, uma vez que pessoas negras, escravizadas e libertas, não tiveram inserção de trabalho, de forma digna, com direitos assegurados, com estrutura mínima que permitisse acesso aos demais direitos.

O quê

Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Quando

25/11/2019 às 14:00

Onde

Rua Cubatão, 322, terceiro andar, Paraíso. Auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Mais informações

Inscrições: http://servicos.prt2.mpt.mp.br/informe-se/eventos/inscricao.php?id=75