publicado dia 09/02/2017

MPT de Campinas lança campanha contra o trabalho infantil

por

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas, interior de São Paulo, lança nesta sexta-feira (10) uma campanha de combate ao trabalho infantil. Intitulada #Chegadetrabalhoinfantil, a ação conta com o apoio de artistas e personalidades do esporte para difundir a causa nas redes sociais.

Participam da iniciativa os cantores sertanejos Daniel e a dupla Chitãozinho e Xororó, além do ex-jogador de vôlei Maurício Lima e da ex-jogadora de basquete Hortência. O evento de lançamento será na sede do MPT Campinas, às 13h30 desta sexta, e contará com a presença do palestrante e psicoterapeuta Ivan Capelatto, que falará sobre as causas psicossociais do trabalho infantil.

A campanha, apoiada pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), foi desenvolvida com verbas de acordos firmados com empresas do interior e da Grande São Paulo. Os artistas e esportistas participantes não cobraram cachê, informou o MPT.

Fazem parte da ação um site temático, uma página no Facebook e um canal próprio no YouTube. “A gente espera alcançar um grande número de pessoas nessa campanha. Esperamos também popularizar a discussão sobre os malefícios do trabalho infantil, chamando a atenção da sociedade para o problema”, afirma a procuradora Marcela Monteiro Dória, representante da Coordinfância no interior de São Paulo. “Ainda existe uma barreira cultural muito grande e ela é uma das dificuldades para a erradicação”, diz a procuradora, que também quer sensibilizar a comunidade empresarial.

Situação atual

Entre 2007 e 2016, 22.721 crianças e adolescentes de cinco a 17 anos sofreram acidentes de trabalho no Brasil e 204 morreram. De acordo com Carmen Lucia Miranda Silvera, Coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, 558 desses acidentes foram graves, envolvendo queimaduras, fraturas e até amputação.

Apesar da queda de quase 20% dos casos de trabalho infantil em 2015 com relação a 2014, apontada pela mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda há 2,6 milhões de pessoas entre cinco e 17 anos trabalhando no Brasil.

Serviço

Palestra com o psicoterapeuta Ivan Capelatto
Horário: 13h30, sexta-feira (10)
Endereço: sede do MPT de Campinas: Rua Umbu, 291, Alphaville, Campinas
Inscrições: informar presença pelo e-mail prt15.cerimonial@mpt.mp.br
Haverá transmissão ao vivo do  evento em um espaço ao lado da sala de palestras