6 filmes para refletir sobre trabalho infantil e direitos humanos

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

07/11/2016|

Por

Os números são graves: 2,5  milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão em situação de trabalho em todo o país, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Recrutar novas instituições e atores interessados em formar uma rede para combater o trabalho infantil é fundamental e urgente.

Confira, na nossa biblioteca, materiais que também promovem o debate sobre trabalho infantil e saiba como você pode ajudar

A plataforma Videocamp, do Instituto Alana, é um canal de referência para os direitos humanos. Criado em parceria com a Maria Farinha Filmes, o Videocamp possui mais de 100 filmes e documentários cadastrados, disponíveis gratuitamente. “O importante é que os filmes emocionem, divirtam e toquem os espectadores, promovendo debates e reflexões. Queremos que essas causas ganhem força com novos agentes multiplicadores”, explica Carolina Pasquali, diretora de comunicação do Alana.

Em parceria com o Videocamp, a reportagem da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil selecionou seis filmes e documentários baseados em uma mesma realidade: a exclusão dos direitos e a consequente impossibilidade de uma infância feliz. Confira:

Carreto

O curta-metragem apresenta a história de Tinho, menino que trabalha recolhendo mariscos e caju no Nordeste do país. Ele, que é uma das vítimas do trabalho infantil, acaba se tornando grande amigo da menina Stephanie. A despeito da narrativa leve e sensível, a exploração infantil aparece, alertando os espectadores sobre as piores formas.
Leia a resenha completa do Videocamp.

 

Trabalho Infantil: Ontem e Hoje

O documentário narra a experiência daqueles que foram vítimas do trabalho infantil, dos que ainda são e dos que lutam pelo fim deste tipo de atividade. O principal foco está em chamar a atenção para medidas preventivas, que colaborem, de fato, para a redução do trabalho precoce no no Brasil.
Leia a resenha completa do Videocamp.

 

Brasil x Trabalho Infantil

A reportagem da TV Cultura reúne dados do trabalho infantil no país, que também reforçam a importância de se buscar alternativas efetivas para a erradicação. Além disso, representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Infância e da Adolescência apresentam seus pontos para criar e repensar políticas sobre esta grave violação de direitos.

 

Enquanto a Liberdade Não Canta

O documentário traz à tona a questão da redução da maioridade penal e a realidade do sistema carcerário do país. Durante 23 minutos, são apresentados depoimentos, opiniões, histórias de jovens e suas famílias.
Leia a resenha completa do Videocamp.

 

Retirantes

Uma mulher vaga por terras áridas sem ter como alimentar seu filho. Essa é a história apresentada no filme. A produção, de olhar delicado, aborda as dificuldades vividas pela personagem e a presença das marcas culturais do Sertão do país.
Leia a resenha completa do Videocamp.

 

O Menino que não Queria Nascer

O curta-metragem conta, por meio da história do garoto Pedro (personagem principal), os detalhes da trajetória dos direitos da infância e da adolescência no país até a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal, que resultou na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Leia a resenha completa do Videocamp.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.