Imprensa

Criança Livre de Trabalho Infantil apresenta campanhas, reportagens, colunas e vídeos sobre os direitos da infância e da adolescência

O Criança Livre de Trabalho Infantil é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Promove os direitos da infância a partir do enfrentamento ao trabalho infantil e da promoção da educação antirracista, atuando em três frentes: disseminação de conhecimento (comunicação), advocacy (incidência em políticas públicas) e busca ativa de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e fora da escola em espaços públicos e privados.

O trabalho infantil na atualidade tem relação com o racismo estrutural na nossa sociedade. A escravização negra no Brasil durou mais de 350 anos e as crianças foram exploradas como mão de obra doméstica e rural, impactando a garantia de direitos dessa população até hoje. Soma-se a isso a ausência de medidas eficazes de reparação e políticas públicas capazes de transformar essa realidade.

Por isso, além de produzir conteúdos a respeito do trabalho infantil, o projeto apresenta como eixo fundamental a educação antirracista – seção criada em março de 2021 após uma transformação que também modificou o nome do projeto, chamado de Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil, desde 2016, quando fundado.

Acompanhe nosso trabalho pela plataforma e redes sociais da iniciativa e junte-se ao Criança Livre de Trabalho Infantil!

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.