Publicado dia 15/08/2018

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma entidade da administração pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Ele é o principal provedor de dados e informações do Brasil para a sociedade civil e entes públicos.

Para ter capilaridade por todo o Brasil, o instituto se organiza em uma rede nacional de pesquisa e disseminação. Ela é composta por 27 unidades estaduais, localizadas nas capitais e no Distrito Federal, 27 supervisões de documentação e disseminação de informações 583 agências de coleta de dados nos principais municípios brasileiros.

As funções do IBGE

Entre as principais funções do IBGE destacam-se a produção, a análise, a coordenação e a consolidação das informações estatísticas e geográficas, a estruturação e a implantação de um sistema da informações ambientais, a documentação e a disseminação de informações e a coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

As estatísticas de âmbito social e demográfico realizados pelo instituto incluem o Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, e a Contagem de População, feita entre dois censos.  São realizadas também pesquisas fundamentadas em registros administrativos, como o Registro Civil, a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária e a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico.

São Paulo - Movimento no comércio da rua 25 de Março no mês do Natal.

Movimento no comércio da rua 25 de Março, em São Paulo.

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com caráter amostral, outro levantamento relevante é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, que levanta informações sobre a habitação, rendimento e mão de obra, associadas a outras dados demográficos e de educação. A PNAD, inclusive, apura informações sobre trabalho infantil. Já a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e Pesquisa de Economia Informal Urbana e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) são outros exemplos de trabalhos de acompanhamento do IBGE sobre aspectos econômicos.

O IBGE também apura dados sobre mão de obra setorialmente. Um desses casos é o Censo Agropecuário, que também identifica casos de ocupação de mão de obra de brasileiros dos cinco aos 17 anos. Há ainda pesquisas anuais e mensais do setor de serviços e da indústria.

Entre outras atividades, o instituto elabora índices de inflação, indicadores do sistema de contas nacionais. E faz um completo acompanhamento geográfico do país, incluindo mapeamentos de topografia, informações da divisão político-administrativa e das divisões regionais e setoriais do território nacional, além de estudos e pesquisas de temas relativos ao meio físico, à fauna e à flora.