Trabalho Infantil em São Paulo

Quer conhecer mais sobre trabalho infantil na cidade? Confira as reportagens especiais!

A página especial Trabalho Infantil em São Paulo é um dos frutos do Projeto Chega de Trabalho Infantil, desenvolvido pela Oscip Cidade Escola Aprendiz com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/SP), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD/SP).

Com a publicação de reportagens especiais sobre o tema, a página traz informações relevantes, reflexões de especialistas, pesquisas e dados exclusivos a respeito de uma das piores violações contra crianças e adolescentes.

Até março de 2020, foram publicadas 20 matérias neste espaço. Elas abordam os principais tipos de trabalho infantil na capital e suas causas e consequências: racismo, aliciamento, descumprimento da Lei do Aprendiz, pobreza, entre outras.

O Projeto Chega de Trabalho Infantil teve como território focal o distrito do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo. A região e suas dinâmicas sociais foram a referência para a produção jornalística, e recebeu, entre abril de 2018 e março de 2020, um ciclo de oficinas e um seminário voltados à rede de proteção local. As formações tiveram como base o Guia Passo a Passo: prevenção e erradicação do trabalho infantil na cidade de São Paulo, outro fruto do projeto.

Acreditamos que a comunicação é uma importante ferramenta para o combate ao trabalho infantil, por meio da disseminação de informações, desconstrução de mitos e promoção do debate para ampliação da demanda social sobre o tema. Boa leitura! Por isso a comunicação se torna essencial no combate ao trabalho infantil. Boa leitura!

"Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo."
Malala Yousafzai
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.