publicado dia 13/07/2017

Hoje é dia do Rock, hoje é dia do ECA!

por Francisco Cesar

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

13/07/2017|

Por

“Nas favelas, no Senado/Sujeira pra todo lado/Ninguém respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação… Que país é esse?”

Lançada em 1987 pela banda Legião Urbana, a canção “Que país é esse” soa cada vez mais atual. Enfrentamos tempos difíceis na política e, consequentemente, na garantia dos direitos. Mas, aguerridos que somos, não desistiremos de lutar por um país mais justo.

Neste 13 de julho, música e legislação se encontram. Hoje é Dia do Rock e aniversário de 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Aqui no Projeto Guri, neste primeiro semestre, fizemos a atividade educativa “ECA Rock”, que aconteceu em vários polos.

Procuramos explorar as mais diversas tendências e estilos musicais, buscando resgatar e dar visibilidade à rica diversidade musical do nosso país. No entanto, a escolha do Rock se deu pela sua forma de abordar questões políticas e sociais, com letras críticas e contestadoras, e engajamento nas causas humanitárias.

Quando o Rock e o ECA se encontram

Em 1990, no dia 13 de julho, foi instituído pela Lei n° 8.069 o Estatuto da Criança e do Adolescente, carinhosamente chamado de ECA, que garante os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

No mesmo dia 13 de julho, um pouco antes, em 1985, Bob Geldof, cantor, compositor e humanista irlandês, inconformado com o estado de miséria e fome que assolava a população da Etiópia, resolveu reunir em dois grandes shows vários nomes da música Pop e do Rock para arrecadar fundos e sensibilizar governos para combater aquela situação, assim foi realizado um megaevento chamado de Live Aid, em Londres e na Filadélfia.

Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos – estima-se que 2 bilhões de espectadores, em cerca de 150 países, tenham assistido às apresentações ao vivo. Como o evento reuniu várias bandas de rock, Phill Collins declarou aquele como o “Dia do Rock”. E deu certo.

Além de tudo isso, para nós, a data é muito importante, pois consolida uma série de ações que fizemos ao longo desse semestre.

Ações do Guri

Em abril, por exemplo, a equipe da diretoria de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri da Sede e das Regionais participaram do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.

O encontro, realizado em Aparecida, contou com a presença de Conselheiros de Direitos, Conselheiros Tutelares, agentes públicos, representação de várias organizações de atendimento e defesa de direitos, além de um time seleto de palestrantes e oficineiros que abordaram questões fundamentais para a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.  

O Guri também aderiu à campanha da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil promovida em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Cidade Escola Aprendiz, Rede Peteca, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A ideia foi postar o cartaz que dá nome à iniciativa, nas redes sociais.

parceria projeto guri e rede peteca

Crédito: Divulgação Projeto Guri

Pensando em tudo isso, sugerimos a atividade socioeducativa com o tema ECA e Rock Nacional para abordar os direitos de crianças, adolescentes e jovens e as músicas de bandas que denunciavam as injustiças sociais por meio de suas letras. O objetivo era estimular a reflexão e o empoderamento de alunos e alunas dos polos do Projeto Guri, ao serem provocados a confrontar letras do Rock Nacional com a realidade social e os direitos preconizados no ECA.

Os dois temas, ECA Rock e Direitos, integram as atividades socioeducativas do programa Guri Consciente. Recebemos informações de diversas e fantásticas atividades, como o 1.000 Vozes pelos direitos das crianças e adolescentes, em Ibirá*:

*clique na imagem ou aqui para assistir ao vídeo completo

Em Sumaré, a atividade de Cosplay reuniu alunos e alunas. Após o reconhecimento dos direitos com as letras das músicas, fizeram uma performance de serem fotografados imitando as capas dos discos:

Em Sumaré, a brincadeira foi reproduzir capas famosas de discos. E valeu tudo: de Beatles a Chico Buarque! Veja como os guris ficaram fazendo pose de astros e estrelas ??A atividade fez parte do ECA Rock. Saiba mais em http://www.projetoguri.org.br/acontece/eca-rock-ibira-reune-1-000-vozes-pelos-direitos-das-criancas/

? Projeto Guri ??? 2017?7?4?


Em Sorocaba,
tivemos também uma atividade de dar voz aos alunos às alunas, com uma interação surpreendente:

Vários polos, em todas as regionais, desenvolveram projetos incríveis de protagonismo dos Guris e da cidadania.

Convidamos vocês, leitores da Rede Peteca, a acompanhar nosso trabalho e se inspirar nas atividades musicais que podem ser reproduzidas em sala de aula.

Um abraço e até a próxima coluna!

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.