publicado dia 30/05/2017

Direitos humanos, trabalho infantil e educação são foco da Semana de Ação Mundial

De 04/06/2017 até 11/06/2017

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

30/05/2017|

Por

Matéria originalmente publicada no portal
Centro de Referências em Educação Integral

Sob o mote “Não vamos inventar a roda”, de 04 a 11 de junho de 2017, o País se mobiliza em torno da Semana de Ação Mundial (SAM) para discutir a atual situação do Plano Nacional de Educação (PNE), relacionando-o aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – princípios fixados pela ONU para orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos.

A gravidade do trabalho infantil também é um dos assuntos centrais do debate: nesta edição, os participantes serão convidados também a aderir à iniciativa global contra o trabalho infantil e a exclusão escolar, “100 milhões por 100 milhões”, liderada mundialmente pelo Nobel da Paz, Kailash Satyarthi.

Coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o movimento fará um balanço das metas do Plano aprovado em 2014 e que, portanto, chega ao seu terceiro ano de vigência, por meio de discussões e atividades que terão como foco as políticas educacionais, a igualdade de gênero e o fortalecimento das instâncias democráticas de participação.

O tema da semana, “Não vamos inventar a roda”, é uma referência à necessidade de reforçar a implementação dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e de um chamamento nacional para que não haja retrocesso em termos de direitos humanos.

A proposta da SAM

Desde 2003, a SAM acontece simultaneamente em mais de 100 países com o intuito de convidar a sociedade civil para se envolver em ações em prol do direito à educação, exercendo pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área.

Abaixo, Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, convida para a atividade, alertando para as relações entre contexto econômico e políticas educacionais.

O quê

foco da Semana de Ação Mundial

Quando

De 04/06/2017 até 11/06/2017

Mais informações

http://semanadeacaomundial.org/2017/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.