Quem somos

A Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil é um projeto que visa a promoção dos direitos da criança e do adolescente e a erradicação do trabalho infantil no país a partir da comunicação. Buscamos disseminar informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas páginas do  YouTube e do Facebook da Rede Peteca. O intuito é articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e influenciar políticas públicas (advocacy) que contribuam para o fim do trabalho infantil. O projeto, lançado em 26 de setembro de 2016, é resultante da parceria entre a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).

O nome do projeto bem descreve nossas ações e objetivos. Trabalhamos em rede porque entendemos que a intersetorialidade é imprescindível para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo da Rede Peteca é contribuir na formação e informação dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), governo e sociedade civil.

Símbolo

Peteca simboliza o lúdico e o brincar, um dos direitos fundamentais subtraídos da criança explorada pelo trabalho. Também representa o desafio de unir todos na luta contra o trabalho infantil, como acontece na modalidade esportiva que traz esse nome: jogo que se joga com muitas mãos. Aqui, buscamos unir as mãos da comunicação, do sistema de Justiça, da assistência social, da educação, da saúde, dos conselhos, da sociedade civil, dos adolescentes e jovens, das famílias, dentre tantas outras, para acabar com o trabalho infantil. 

O MPT também adotou esse nome para o programa que desenvolve no Ceará, em parceria com em parceria com a APDMCE, as Secretarias Municipais de Educação, dentre outros órgãos e entidades da rede de proteção, com o objetivo de conscientizar a sociedade, a partir da comunidade escolar, sobre os prejuízos do trabalho infantil. As mãos, agora, cruzam as fronteiras cearenses e ganham força nacional, com a criação da plataforma Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.

Precisamos de ações efetivas – a comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de desenvolvimento e transformação social. Fortalecendo as ações de comunicação, mobilização e conscientização, a Frente de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz, ao lado da APDMCE, do MPT e de futuros parceiros, reafirmam, por meio da Rede Peteca, o compromisso com a agenda de proteção absoluta dos direitos das crianças e dos adolescentes.