Secretaria de Desenvolvimento Social de SP e Rede Peteca oficializam criação de comissão estadual sobre o trabalho infantil

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

14/06/2017|

Por

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) e a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil anunciaram no dia 12 a criação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente.

De caráter intersetorial, a comissão tem a finalidade de propor mecanismos para prevenção e enfrentamento do trabalho infantil, assegurando a execução do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no âmbito do Estado de São Paulo.

Além disso, o grupo irá elaborar, com participação popular mediante audiências ou consultas públicas, o Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente e acompanhar o cumprimento das ações nele estabelecidas.

Também fica por conta da comissão acompanhar a tramitação de projetos de lei relacionados ao trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente; avaliar, monitorar e acompanhar os projetos de cooperação técnica firmados entre o Estado de São Paulo e os organismos internacionais; recomendar a elaboração e apoiar estudos, pesquisas e campanhas informativas relacionadas ao tema e apoiar a criação de comitês ou comissões assemelhadas nas esferas regional e municipal para monitoramento e avaliação das ações locais no território estadual.

Rodas de conversa

Durante o evento, sociedade civil e governo debateram o assunto, em rodas de conversa, abordando as causasconsequências e possibilidades de erradicação do trabalho infantil.

Na abertura do ato, após anunciar a criação da comissão, o Secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro falou sobre a importância do combate ao trabalho infantil no Brasil. “Temos 2,6 milhões de crianças que trabalham, sofrendo consequências físicas, morais e intelectuais. Há uma imensa defasagem entre a criança que trabalha e a criança que só estuda. A média salarial de uma sociedade contemporânea está ligada ao estudo”, disse o secretário.

“Tudo sempre recai na questão da pobreza. É curioso porque sempre conseguimos penalizar os mais pobres. O trabalho infantil perpetua o ciclo da pobreza. Em algum momento precisamos romper esse ciclo e a única forma é permitindo que as crianças estudem e tenham conhecimento maior que seus pais.”

Ana Vieira, editora e gestora da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil, ressaltou a importância da comunicação no combate ao trabalho infantil. “A comunicação é essencial para acabarmos com os mitos que envolvem o trabalho infantil, como trabalhar é melhor do que roubar ou trabalhar não mata. Crianças que trabalham na infância são expostas a uma série de perigos e perdem o direito à proteção integral e ao brincar”, disse Ana.

No Brasil, 2,6 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho precoce, entre 5 e 17 anos. Do total, 85% têm 14 anos ou mais. Segundo a gestora, é preciso olhar o número com atenção, uma vez que Lei do Aprendiz contempla a faixa etária. “O trabalho protegido estabelece uma série de condições para o adolescente realizar as atividades, tendo seus direitos protegidos, entre eles o direito de frequentar a escola.”

O incentivo à aprendizagem foi justamente tema de uma das mesas do encontro, assim como a importância do combate ao trabalho infantil e as piores formas de trabalho infantil.

A procuradora do trabalho Elisiane dos Santos explicou que as metas do governo brasileiro de erradicação das piores formas até o fim de 2016 e a eliminação do trabalho infantil até 2020 não foram atingidas. Para ela, outra situação preocupante é a elevação do trabalho infantil na faixa etária de 5 a 9 anos.

“O cenário de possíveis retrocessos sociais nos deixa bastante preocupados, porque sabemos que grande parte das situações de trabalho infantil acontecem no seio de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Portanto a proteção social é uma estratégia importante para o enfrentamento ao trabalho infantil, assim como a aprendizagem. Muito embora tenhamos uma redução nos números de trabalho infantil nas últimas décadas, nós temos um desafio muito grande pela frente”, finalizou.

Nobel da paz lança no Brasil campanha pelo direito à educação e contra o trabalho infantil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.