Prêmio MPT na Escola divulga lista dos vencedores da etapa nacional

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

26/12/2016|

Por

Localizada em Acarati (CE), a 150 km da capital Fortaleza, a escola de Ensino Fundamental Antonieta Cals fecha o ano de 2016 com mais um prêmio pela destacada atuação contra o trabalho infantil.

Pentacampeã regional na categoria “esquete teatral”, a turma também levou para casa o troféu nacional do Projeto MPT na Escola – iniciativa do Ministério Público do Trabalho presente em 395 municípios de todo o país. Com atuação nacional desde 2015, o programa estimula estudantes e educadores a abordarem a importância do combate ao trabalho precoce por meio de peças, contos, músicas, curta-metragens, pinturas e poesias.

A esquete “Antonieta no mundo do Peteca” traz a história de uma menina que, por imposição da madrasta, é vítima do trabalho infantil doméstico. O enredo, porém, mostra os prejuízos do trabalho na infância, ao derrubar os mitos que envolvem o trabalho precoce e apresentar, com delicadeza, a importância de proteger os direitos da criança e do adolescente.

Conheça a premiação

Criado pelo procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará, Antonio de Oliveira Lima, o MPT na Escola já atingiu mais de 34 mil professores e quase 650 mil alunos nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Para o procurador, a iniciativa vem colaborando para que educadores, comunidades e representantes do Sistema de Garantia dos Direitos tenham papel fundamental no diagnóstico do trabalho infantil. “Muitas escolas realizam pesquisas a respeito do tema, o que tem sido um passo importante para a busca ativa da Assistência Social, que procura a família e tenta incluir as crianças em serviços de convivência”, comenta.

Confira os estados vencedores da categoria nacional e assista aos vídeos das escolas participantes em 2016, disponíveis no canal da premiação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.