Jovens participam de mobilização nacional em defesa da infância

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

04/09/2017|

Por

Texto originalmente publicado no site do MPT-CE, parceiro da Rede Peteca

Jovens participam de mobilização nacional em defesa da infância: estudantes de todo o Brasil estão reunidos em Fortaleza, nestes 4 e 5 de setembro, para discutir uma série de medidas em defesa da infância.

Estimular a participação dos adolescentes na formulação e monitoramento de políticas públicas é o principal objetivo do I Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI), iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE).

Como resultado, será apresentado na Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei de iniciativa popular, para garantir a efetiva participação dos adolescentes em ações de combate ao trabalho precoce.

Para o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, o evento será a oportunidade de formar lideranças nos estados.

Vamos envolver os adolescentes e criar condições para apoiar esse movimento, garantindo a efetiva atuação dos jovens nos espaços de políticas públicas em suas cidades e também em nível estadual”, detalha.

A expectativa é reunir mais de quatrocentos participantes, entre eles representantes de mais de cem municípios cearenses, além de estudantes de todas as regiões do país. Confira as fotos da chegada dos participantes no Aeroporto de Fortaleza:

A vez e a voz dos jovens

Idealizadora do projeto social Cinco Passos – que já atendeu mais de 9 mil alunos na cidade paulista de Atibaia e região – a estudante Anna Luiza Calixto Amaral destaca que o evento será oportunidade única para multiplicar experiências.

“O protagonismo vai muito além de uma ferramenta de mobilização. É, na verdade, um viés importantíssimo no cenário político e social brasileiro para resolução de uma série de violações de direitos, como o trabalho infantil”, defende a jovem.

Convidados do ENAPETI

Também vão enriquecer os debates profissionais dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, o Peteca. Os dois dias de evento serão divididos entre momentos de plenária e debates em grupos.

“Teremos, por exemplo, um painel com os presidentes dos conselhos para tratar sobre a participação dos estudantes, que já é objeto de uma resolução do Conselho Nacional, o Conanda“, antecipa Lima.

Militante na área da infância e juventude, Alana Mangueira, de Sergipe, cita ativista indiano vencedor do Prêmio Nobel da Paz, para falar sobre a expectativa para o evento.

“Como diz Kailash (Satyarthi), nenhuma fronteira é intransponível diante do poder dos jovens. Será um momento muito importante para reunir nossas forças, nossas experiências, nossas vozes e dizer: chega de trabalho infantil!”.

SERVIÇO
Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI)
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – UNIPACE (Av. Pontes Vieira, 2391 – 5º andar)
Dias 04 e 05 de setembro
Das 8h às 17h

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.