publicado dia 14/09/2018

Campanha mobiliza eleitores para o voto em candidatos que priorizam a criança

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A Fundação Abrinq lançou a campanha “Criança não vota. Mas tem quem vote por ela!”, na última terça, dia 11. A ideia sensibilizar os eleitores a votarem em um (a) candidato (a) à Presidente da República que priorize a infância e adolescência, demonstrando compromisso com a melhoria da realidade vivida por eles.

O VI Relatório Um Brasil para as Crianças e os Adolescentes divulga os principais indicadores que apontam os desafios para o próximo gestor federal. Por exemplo, 116 crianças, de 0 a 1 ano, morrem por dia no Brasil.

Além disso, mais de 9 milhões de crianças, de 0 a 3 anos, estão fora das creches. A cada 100 mil nascimentos, morrem 58 gestantes e mais de 22 milhões de domicílios não têm rede de esgoto.

De acordo com Denise Cesario, Gerente Executiva da Fundação Abrinq, é importante que a sociedade brasileira conheça os atuais indicadores e cobre de seus candidatos programas que assegurem os direitos das crianças e adolescentes no presente, buscando a justiça social para o futuro da nação.

Segundo os dados do relatório, nos últimos anos, houve uma queda considerável em políticas públicas com foco em crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação e assistência social. O orçamento total da União foi de 15% em 2011 para 6% em 2016.

Leo Drumond/Livro Mães do Cárcere

Campanha

A campanha faz parte do Projeto Presidente Amigo da Criança, visando estabelecer um compromisso entre o governo federal e a sociedade civil. O projeto compromete o futuro presidente a elaborar e implementar políticas públicas que promovam o respeito, garantam os direitos e melhorem a situação da criança e do adolescente no Brasil.

Nas eleições deste ano, além de promover a divulgação dos principais indicadores por meio do relatório, a campanha mobiliza os eleitores nas redes sociais, convidando pessoas a compartilharem desenhos de crianças e adolescentes expressando seus desejos para um país melhor, por meio da hashtag #VOTEPELACRIANCA.

A iniciativa propõe à sociedade brasileira a se engajar e cobrar propostas efetivas dos candidatos.  Os materiais da campanha podem ser encontrados neste link.